

Artigos
Devo ou não contribuir?
Por Ingra Reis
Tenho 53 anos e nunca contribuí, ainda dá pra começar a contribuir para o INSS? Essa foi uma dúvida de uma cliente, e representa a de muuuuitos brasileiros!
Vamos lá! A resposta é sim! Nunca é tarde para começar a contribuir para o INSS!
.png)
O que muitos perguntam também é: Dra, vale a pena?
Pensando numa real possibilidade de aposentadoria, e levando em conta o exemplo desse cliente, ele precisa atingir 15 anos de contribuição, e 180 meses de carência. Enquadrando-o como facultativo baixa renda, como o exemplo da dona de casa, ele vai contribuir na alíquota de 5% sobre o salário mínimo mensalmente. Ou seja, um valor bem reduzido.
Você pode pensar: nossa, mas é muito tempo, maaas…Essas contribuições dão direito não só a aposentadoria, mas também garante ao cliente estar segurado ao INSS no caso de necessitar de um auxílio-doença, por exemplo (dentre outros)!

É preciso ser cauteloso com o nosso futuro e se precaver. Por isso, sempre oriento que contribuam o quanto antes, principalmente quando o cliente já se encontra idoso.
O intuito é chegar à “meia idade” com qualidade de vida e preparada para as necessidades que vão surgindo com o avanço da idade!
Então, você tem dúvidas em relação à contribuição ao INSS? Se sim, entra em contato!